quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Paulo Coelho é o intelectual mais importante deste país


Sei que já faz tempo que passou o bafáfá sobre o autocoroamento de P. Coelho, mas me parece importante atestar a veracidade da afirmação ou da cerimônia. P. Coelho é, de fato, o intelectual mais importante do Brasil. E quem, além dele, ocuparia tal lugar? FHC? Antonio Candido? Olavo de Carvalho? Marilena Chauí? Luiz Pondé? Se encararmos o termo "importante" em termos de "alcance", não há competição. Difícil imaginar alguém lendo FHC no metrô de Recife, por exemplo (sei que tal coisa existe, mas ainda assim é difícil de imaginar). Já P. Coelho... talvez, nesse sentido, Augusto Cury faça concorrência. Ou padre Marcelo. Mas P. Coelho é lido na gringa. Muito lido. Então, não há mesmo quem possa assumir esse trono de grande intelectual brasileiro além dele.

Claro, há quem diga que P. Coelho não é intelectual de maneira alguma. De certa forma, isso é correto. Mas também é errado. Quando se pensa num intelectual, geralmente se imagina o homem sábio, sentado em meio a uma infinitude de livros de onde retira os conhecimentos necessários para ofertar respostas profundas aos grandes problemas de seu tempo. Curiosamente, P. Coelho ao mesmo se encaixa e não se encaixa na descrição acima. Mas não é nela que me baseio para fazer a afirmação do título. Penso, na verdade, num conceito de intelectual muito mais abrangente: o intelectual orgânico gramsciano. Este seria aquele que nasceria organicamente do meio do qual faria parte e seria representante. E ofereceria suas próprias respostas para seu próprio meio.

P. Coelho é um intelectual orgânico. Isso me parece claro. Como brasileiro, ele acabou sendo o maior intelectual do país. Fazer o quê. Resta, na verdade, saber de onde P. Coelho nasceu organicamente. Do mercado? De um misticismo new age? De um país onde as pessoas queriam ouvir, como ele mesmo diz, coisas complexas de forma simples? De um mundo onde as pessoas queriam ouvir coisas complexas de forma simples? (Lembro aqui a conferência bolaniana "Los Mitos de Cthulhu" e da resenha de Idelber Avelar sobre o novo livro de P. Coelho) De tudo isso junto e mais alguma coisa insondável?

Mais do que discutir sobre a polêmica boba das declarações marqueteiras/acertadas de P. Coelho, o interessante é discutir o local de onde este organicamente surgiu. Pois me parece que isso tem muito mais a dizer sobre o mundo em que vivemos do que a polêmica em si.